Caleidoscópio da Felicidade

Foto: Malcolm Lightbody (Unsplash)

O que é Felicidade? O que faz você feliz? Para analisar a percepção das pessoas sobre essas duas questões, o Caleidoscópio da Felicidade foi criado em 2019. É uma pesquisa longitudinal e qualitativa, que produz um painel para compreender e compartilhar conceitos e abordagens individuais de Felicidade.

Esse painel contínuo é alimentado e refinado com análises das respostas dos participantes a entrevistas individuais, mediadas por questionário estruturado. Até o mês de novembro de 2020, a pesquisa contava com 117 participantes, de variados perfis sociodemográficos, em múltiplos contextos e com diversas trajetórias de vida.

Além das entrevistas, o Caleidoscópio da Felicidade é ancorado em robusta base teórica para analisar o conceito multidimensional da Felicidade, considerando seus significados, antecedentes e associações. Com literatura específica sobre o tema e com relatos individuais, podemos aprofundar a compreensão do que é Felicidade no seu senso comum.

O que é Felicidade?

A análise dos dados coletados, até aqui, reforça a multidimensionalidade do conceito Felicidade, em linha com a base teórica. Na primeira questão central da pesquisa (o que é Felicidade?), a maioria dos entrevistados destaca que a Felicidade está relacionada a ter saúde, sentir-se seguro (física e economicamente) e ser amado. Se confirma aqui a satisfação das necessidades básicas como condição de ser feliz e a tradução de um estado de bem-estar subjetivo.

Além disso, grande parte dos entrevistados ressalta o caráter momentâneo da Felicidade, já que ela não é perene, mas deve ser estável. Como destaca um participante, “Felicidade é a estabilidade de momentos felizes ao longo da vida”.

O que faz você feliz?

Na segunda questão central da pesquisa (o que faz você feliz?), a maior parte das respostas destaca duas principais fontes de Felicidade:

  • Momentos de prazer pessoal
  • Família

Expressões que traduzem prazer sensorial ou de momentos específicos ganham destaque. “Tomar meu café de manhã olhando pela janela”, “música: tocar, ouvir ou dançar” e “viajar!” povoam esses momentos. 

A segunda fonte de Felicidade mais citada, a família, tem destacados filhos, cônjuge e pais. Expressões como “estar com a família”, “a gargalhada da minha filha” ou “Natal em família” retratam o protagonismo dessa fonte para a Felicidade dos entrevistados.

Num grau menor, eles citam, ainda, os amigos (ou a amizade) e as conquistas na vida como significativas fonte de Felicidade. 

Fontes de Felicidade

As respostas a essas duas questões centrais do Caleidoscópio da Felicidade nos levam a propor que o estado básico de ter saúde e estar seguro, vivendo em uma família afetivamente positiva e rodeado de amigos, permite ao ser humano buscar suas conquistas na vida e experimentar um estado de Felicidade estável.

Outros resultados das análises dos dados coletados nas entrevistas nos possibilitam ir além e compreender melhor as diferentes dimensões associadas ao tema Felicidade. Nos próximos artigos vamos ampliar esses resultados e aprofundar o conhecimento. 

Acesse o link do questionário e participe da pesquisa.

Uma resposta para “Caleidoscópio da Felicidade”

Os comentários estão fechados.