Uma pausa pra Felicidade

Foto: William Farlow (unsplash)

Felicidade é um tema complexo e multidimensional, estudado em escala mundial ao longo da história. É também um tema simples, traduzido por um sentimento que preenche nosso cotidiano e que orienta nossos propósitos de vida. Um tema que tem inspirado reflexões de filósofos, pensadores, historiadores, poetas e tantos outros, auxiliando cientistas naturais e sociais a entender o que é Felicidade.

A decisão de buscar compreender esse tema tão mundano, mas igualmente tão importante, exige um esforço considerável. Inúmeras pesquisas e visões teóricas de psicólogos, pensadores e estudiosos sobre Felicidade têm nos impulsionado a aprofundar o conhecimento acerca do tema nos últimos anos.

A pesquisa Caleidoscópio da Felicidade vem sendo desenvolvida desde 2019, visando entender o que faz as pessoas se sentirem e se declararem felizes. Com a pesquisa antropológica realizada durante a pandemia do Coronavírus, fizemos várias pausas para ouvir pessoas. De diferentes idades, segmentos e experiências, em contextos diversos e com variadas trajetórias de vida para falar sobre Felicidade.

Os resultados permitiram construir um caleidoscópio de olhares e vivências. Associadas às reflexões de especialistas estão a percepção e a compreensão de pessoas sem conhecimento acadêmico sobre Felicidade, mas com vivências e experiências que permitiram ampliar o conhecimento já existente.

Navegamos desde a compreensão de “o que é Felicidade” e “o que nos faz felizes”, até o relato de momentos e de experiências de Felicidade. Examinamos pesquisas contemporâneas e relatos de pessoas.

Muitos desses relatos reforçam a tese de que a Felicidade pode ser vista como uma experiência vivida. Isso porque, quando perguntamos a uma pessoa se ela é feliz, normalmente a resposta envolve uma referência aos seus sentimentos, permitindo descrever seu estado emocional atual ou a maneira como ela se sente em relação à vida.

Ainda que tal resposta reduza, em certo aspecto, a Felicidade a estados positivos, como uma emoção, um prazer, um sentimento, nada é mais importante do que a Felicidade. Não porque seja um estado emocional positivo, mas porque é o melhor estado possível que se pode alcançar.

Ao reunir e organizar o material desse caleidoscópio em um só lugar, propomos uma pausa, uma Pausa pra Felicidade.

Queremos deliciar o leitor com diferentes abordagens da Felicidade, em uma linguagem clara, simples e divertida, sem se desviar do rigor acadêmico-científico. Além dos conceitos compartilhados no blog, você pode encontrar dicas, curiosidades, cases, receitas no Instagram.

Que possamos fazer boas pausas. Que possamos ser muito felizes.

Boa leitura e obrigado pela companhia.