Ser (mais) feliz praticando um hobby – PARTE 2

“Para ser realmente feliz e seguro, é preciso ter
pelo menos dois ou três hobbies”. 

Winston Churchill

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels.com

Você tem hobbies? Qual o seu passatempo preferido? Já parou para pensar como atividades de lazer ativo são importantes para a sua Felicidade e bem-estar?

No artigo anterior vimos como a prática de hobbies podem nos ajudar a aumentar os níveis de Felicidade e a reduzir o estresse. Agora, veremos os benefícios de ter um passatempo ativo e como se organizar para desfrutar dele. 

Benefícios de ter um hobby

Hobbies são extremamente benéficos para aliviar nosso estresse e promover nossa saúde e Felicidade. Eles nos proporcionam uma pausa nas responsabilidades (e pra Felicidade) e no trabalho e nos permitem aproveitar nosso tempo livre para fazer algo que amamos ou pelo qual nos importamos. 

Foto: JESHOOTS.com/Pexels.com

As respostas das pessoas à prática de hobbies são muito individualizadas. Para quem desempenha atividades profissionais muito estressantes, jogar videogame ou “maratonar” algumas séries ou filmes pode ser algo muito terapêutico. Para outras pessoas, que precisam de intensidade e entusiasmo para se sentirem envolvidas, praticar paraquedismo pode ser o hobby perfeito para a busca de emoção. Mas não importa se você adora saltar de aviões ou gosta de praticar caligrafia, quando você pratica um hobby, o tempo voa, a autoconsciência flui e você fica totalmente imerso em uma atividade. 

Portanto, qualquer atividade de lazer ativo que possa desviar a atenção das pessoas de suas tarefas diárias é provavelmente benéfica de várias maneiras. Embora haja muitos fatores envolvidos para atribuir Felicidade especificamente a um hobby, o importante é encontrar significado em tudo o que você faz. Isso ajuda a aumentar a resiliência a eventuais adversidades e a diminuir o estresse.

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels.com

Atividades divertidas contribuem para uma saúde melhor. Pessoas que se dedicam a passatempos tendem a desfrutar de um humor melhor, sentir-se mais interessadas e com menos estresse, além de apresentar batimentos cardíacos mais baixos. 

Pelos benefícios que traz, praticar um hobby também pode aprimorar a capacidade de resolver problemas na vida e a desenvolver novas habilidades, talvez até mesmo inspirar uma nova carreira. Há estudos que examinam e demonstram a ligação positiva entre a prática de atividades que geram satisfação e prazer e a capacidade cognitiva.

Hobbies e conexões sociais

Hobbies podem promover novas conexões sociais. Enquanto algumas atividades são praticadas de uma forma quase solitária, outras nos levam a imergir em nossas comunidades e a conhecer pessoas (que de outra forma não faríamos), compartilhando interesses e gostos e estabelecendo novos laços. E, como já discutimos aqui no blog, no artigo Amizade e Felicidade, a conexão social é um componente-chave da Felicidade e de uma vida significativa. Nesse aspecto, hobbies têm o potencial de criar novos laços preciosos.

Não se surpreenda com os benefícios de praticar um hobby indo além e se espalhando para outros aspectos da sua vida. Se você destinar uma hora por dia ou mesmo algumas horas por semana para algo que realmente o inspire e o anime, um pouco desse entusiasmo pode transbordar para seu trabalho e para sua vida familiar.

Arranjando tempo para passatempos

Quantas vezes você desejou ter mais tempo para praticar um novo hobby? Muitas vezes, ansiamos por ter mais tempo e recursos para aprender a tocar um novo instrumento, para escrever um livro, para cuidar de um jardim. Entretanto, em geral, as pessoas não realizam essas atividades porque “acreditam” que não têm tempo.

Foto: Negative Space/Pexels.com

Em inúmeras ocasiões alegamos que não temos tempo livre para um hobby, mas muitos de nós não somos tão superocupados assim. Ao invés disso, habitualmente perdemos tempo criando a ilusão de ocupação. É claro que, culturalmente, “estar ocupado” parece traduzir uma medida de status e de importância, afinal, dificilmente alguém se declara como desocupado.

Por outro lado, como um hobby ou o lazer ativo promovem uma sensação de realização, considere a possibilidade de você não estar tão ocupado quanto pensa. Mesmo que tentemos nos convencer ao contrário, sempre há um tempo para um hobby… ou dois!

Como já sabemos, qualquer hobby saudável é bom. Portanto, pense no tipo de experiência que você gostaria de ter. Se um hobby inicialmente parece bom, mas você acha que ele contém algum fator negativo, descarte-o. Seu hobby não precisa ser algo que o preocupa ou o oprime de alguma forma. Afinal, há tantas coisas pra fazer na vida. 

Você pode estar se perguntando: “em meio a tantas coisas para fazer, como arranjar tempo para um hobby?”. Algumas ideias podem ajudar:

1. Faça escolhas! Determine o que você pode deixar de fazer ou priorizar. Provavelmente há tarefas diárias que você não vai (ou não pode) deixar fazer, mas certamente há outras que não são tão prioritárias como você imagina.

2.Pense em você! Identifique momentos em que você poderia desfrutar de uma recreação. Momentos de deleite pessoal. É provável que haja bem mais do que você supõe. 

3. Programe-se! Agende um horário regular para se dedicar a esse hobby. Pode não parecer relaxante ter uma programação, mas você ficará feliz em reservar um tempo para o seu hobby quando estiver com uma programação regular. 

4.Prepare-se! Avise outras pessoas (familiares ou amigos) de que você não estará disponível durante esse período. 

5.Por fim, mexa-se! Se você é apaixonado pelo hobby que escolheu, a diversão só estará começando. 

Ao final, ter um hobby regular vai inspirá-lo a dedicar um pouco de seu tempo para si mesmo, a fazer uma pausa para você. Uma Pausa pra Felicidade!

Acompanhe nossos materiais aqui no blog e no Instagram.