Arte para nos fazer mais felizes

“A arte é a única maneira de fugir sem sair de casa.”
Twyla Tharp

Foto: Godisable Jacob/Pexels.com

Como você se sente quando lê um bom romance, canta uma música, pinta algo ou toca um instrumento musical? Descontraído? Satisfeito? Feliz? Isso também acontece quando você assiste a um show ou concerto, a uma peça de teatro, filme ou exposição, mesmo que seja uma live via internet nestes tempos de pandemia?

Pois, definitivamente, há uma conexão entre tudo isso! Entre arte e Felicidade. 

Neste artigo nos dedicamos a explorar essa conexão e a mostrar que há muitas coisas que podem nos fazer mais felizes ainda… como arte.

A arte nos torna mais felizes e satisfeitos com nossas vidas

Sabemos que o que faz as pessoas felizes e satisfeitas é algo específico para cada indivíduo e de acordo com seus gostos (bem-estar subjetivo). Ainda assim, não há uma regra geral e única para ser feliz e algumas práticas, atividades e atitudes podem contribuir muito para aumentar os níveis de Felicidade. 

Foto: Wendy Wei/Pexels.com

Um exemplo claro é a arte, que exerce um impacto positivo para o nosso bem-estar e para uma vida saudável. Um estudo realizado com 1.500 pessoas revelou que experiências artísticas como teatro, concertos e visitas a galerias ou museus foram o segundo determinante mais importante para o bem-estar psicológico dos participantes, atrás apenas da não-incidência de doenças.

Também a cultura é um fator importante que afeta os níveis de Felicidade. Uma pesquisa recente demonstrou a significativa relação entre a arte e as atividades culturais com os níveis de Felicidade individual e que todas as formas de engajamento cultural e todas as formas de arte estão positivamente associadas à Felicidade.

Foto: Artem Podrez/Pexels.com

A arte e a cultura aumentam a capacidade das pessoas para a vida, o que, em essência, significa que ambas ajudam as pessoas a entender, interpretar e se adaptar ao mundo ao seu redor. O envolvimento com a arte tem demonstrado aumentar a capacidade dos adolescentes de se comunicar, de aprender e de se relacionar com outras pessoas. 

Essa influência positiva da arte para o nosso bem-estar tem sido compreendida há muito tempo por aqueles que se dedicam às práticas artísticas e à criatividade. Mas a ligação entre arte, cultura e Felicidade é verdadeira para muito mais pessoas do que apenas para aqueles que se consideram “artistas”.

Pesquisas indicam que a arte e a participação cultural influenciam os níveis de Felicidade e de satisfação com a vida. Uma série de experimentos envolvendo mapeamento cerebral, realizados na University College London, com voluntários que visualizaram um conjunto de 28 obras de arte, demonstrou que apreciar arte desencadeou uma onda de dopamina, uma das substâncias químicas do “quarteto fantástico” da Felicidade.

A “onda” no cérebro resultou em sensações de prazer e de satisfação, revelando que a atividade no centro de recompensa de prazer do cérebro foi aumentada. O “prazer” gerado pela arte e pela cultura é benéfico para a nossa Felicidade.

A arte também nos faz mais saudáveis

Foto: Gustavo Fring/Pexels.com

A arte, em qualquer forma, seja no processo criativo ou no processo de observação e apreciação, tende a auxiliar na redução dos níveis do hormônio associado ao estresse, chamado cortisol. Além disso, também há um efeito positivo na liberação de hormônios da sensação de bem-estar, como a endorfina, que, por outro lado, ajuda a combater o estresse e a dor. 

Apreciar arte, seja na produção ou na observação, é um processo que aumenta também os níveis de dopamina, que leva a sensações positivas, melhorando nossas conexões de memória e maximizando nosso poder de foco e de resolução de problemas. 

Foto: Anna Shvets/Pexels.com

Enquanto você dedica algumas horas à arte e à cultura, engajado em uma tarefa criativa, você coloca seus pensamentos em um estado de completa liberdade, longe da ansiedade, da negatividade e do estresse. Quando você se envolve profundamente com a arte, sua mente começa a produzir novas idéias, pensamentos e imagens, tudo de uma forma positiva. 

Os benefícios físicos e mentais de expressar-se pela arte são inúmeros. Ainda assim, acabamos passando grande parte de nosso tempo em atividades de lazer passivo, assistindo à televisão, na Internet ou conectados em redes sociais. Pare um tempo, faça uma pausa e dedique esse tempo para sua criatividade, para sua arte. Encontre uma maneira de se expressar “artisticamente”. 

“A arte é um dos elementos mais puros e elevados da felicidade humana. Assim como o sol colore as flores, a arte também colore a vida.” 
John Lubbock

Expressando sua veia artística

Todos temos o desejo inato de nos expressar e a arte oferece um meio para tal, propiciando uma ampla gama de atividades que estão além da imaginação. Essa expressão não apenas beneficia nossa saúde mental e física, mas também nos torna mais felizes e saudáveis ​​como indivíduos.

Foto: IIONA VIRGIN/Unsplash

A ideia de expressar arte muitas vezes está associada a certos equívocos. Algumas pessoas podem pensar que é preciso criar esculturas e pinturas para ser considerado um verdadeiro artista e que arte é uma questão de talento: ou você nasceu com ele ou não. Pois bem… não é assim!

A expressão da arte pode ser produzida por qualquer pessoa criativa e não há, neste mundo, ninguém que não seja criativo. Se você não criou nenhuma forma de arte até agora, isso significa apenas que você não tentou fazer isso. 

Criar arte é uma sensação gratificante. É dar vida a algo original, que tem um valor intrínseco puro e que você pode compartilhar com o mundo. O que acaba fazendo você feliz. Você pode fazer arte em qualquer coisa: cozinhar, escrever, fotografia, jardinagem, comédia… Arte é o que você faz dela. Não há restrições. 

A Felicidade que a arte traz não precisa ser a maior na vida de todos. No entanto, não se pode ignorar o fato de que, para muitas pessoas, a arte tem sido uma tremenda fonte de Felicidade. 

Foto: Anthony Shkraba/Pexels.com

Para ilustrar, há uma história de um músico profissional que se questionou certa vez: “Se a arte contribui tanto para o meu bem-estar psicológico, por que minha vida está tão complicada?” Em seguida, em seu pensamento, ele removeu a música de sua vida. Ao fazer isso, concluiu que sua vida seria ainda mais complicada se não houvesse a música. 

A arte, portanto, testemunha o poder da imaginação humana, a capacidade única que temos de sonhar. Qualquer que seja o processo de criação de arte (pintar, escrever, cantar, dançar…), ele certamente fará você mais feliz. 
Acompanhe nossos conteúdos aqui no blog e no Instagram.

Uma resposta para “Arte para nos fazer mais felizes”

Os comentários estão fechados.