A Felicidade de viajar por meio da leitura

“Ler é sonhar pela mão de outrem”
Fernando Pessoa

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels.com

Ler é uma viagem! Quando mergulhamos em um livro, somos transportados a diferentes lugares e situações e passamos a entender melhor a ideia de viajar no tempo e no universo. 

A leitura coloca nossos cérebros em um estado de transe prazeroso, semelhante à meditação, gerando benefícios de relaxamento profundo e de calma interior. 

Seja uma leitura no ônibus ou na cama antes de dormir, ela tem o poder de nos levar para diferentes mundos e ainda pode melhorar nosso humor, afastando a negatividade. 

No artigo anterior, vimos os benefícios da leitura para nossa saúde mental e Felicidade. Agora, veremos o poder que a leitura nos dá de viver várias vidas, de estar em diferentes tempos e espaços, de habitar mundos desconhecidos ou desejados.

Ainda, responderemos se existe um tipo certo de leitura e, ao final, traremos dicas para incorporar esse hábito no dia a dia.

O poder mágico dos livros

A leitura de livros ambientados em culturas diferentes da nossa proporciona o conhecimento dessas realidades e da vida emocional e espiritual das pessoas que ali vivem. 

Aliás, por falar em culturas diferentes da nossa, muitos países que figuram entre os primeiros no  Relatório Mundial de Felicidade têm na leitura um hábito muito presente. Um exemplo é a Islândia, que possui até um provérbio que diz “melhor andar descalço do que sem livros.” E você pode ler sobre esses países aqui no Blog.

Foto: Josh Hild/Pexels.com

Ler sobre experiências é quase o mesmo que vivê-las. Às vezes podemos nos sentir tão conectados a uma história como se a tivéssemos experimentado na vida real. E há uma boa razão para isso: nosso cérebro realmente “acredita” que passamos por isso. 

Quando lemos, o cérebro não faz distinção entre ler sobre uma experiência ou realmente vivê-la. Seja lendo ou experimentando, as mesmas regiões neurológicas são estimuladas. 

Narrativas de ficção são, portanto, capazes de entrar em nossos pensamentos e sentimentos e a leitura é realmente uma viagem. A experiência original de realidade virtual, pelo menos para nosso cérebro.

O que deveríamos estar lendo?

Simples, tudo que nos interessa e que estiver ao nosso alcance. Como este artigo que você leu até aqui.

Foto: Perfecto Capucine/Unsplash

Ler sobre notícias pode não ser a melhor escolha se isso faz você se sentir com raiva ou preocupado. Escolha um romance que permita a você se transportar para outro mundo. Ou leia sobre alguma atividade que você gosta: hobby, viagem, cozinha.

E quando falamos em romance, não nos referimos apenas ao gênero romântico, mas a todas as formas e estilos de narrativas. Romances, novelas, contos, poesia, crônicas, haicais. Ficção científica, realismo mágico, literatura fantástica. Dramático, policial, cômico, de suspense, de aventura, de época. Você escolhe! 

E mesmo que possamos acessar vastas bibliotecas por meio de celulares e tablets, ainda vale a pena viver a experiência de folhear livros impressos e não ler somente em um dispositivo portátil. 

Não há nada de errado com a tecnologia ou as novas mídias. Não há problema algum em maratonar uma série de TV ou assistir a dois ou três filmes em um único fim de semana. Da mesma forma, como não há nada de errado em comer uma sobremesa generosa e deliciosa.

Mas assim como a sobremesa não é a principal refeição, assistir TV deve ser um deleite ocasional e não a principal fonte de estimulação intelectual.

Foto: Clay Banks/Unsplash

Pesquisas mostram que assistir TV por muito tempo, especialmente para crianças, pode alterar o cérebro de formas não muito saudáveis.

Estudos têm mostrado ainda que pessoas que lêem livros impressos pontuam mais em testes de compreensão e lembram mais do conteúdo lido do que pessoas que lêem o mesmo material em formato digital. 

Isso pode ser explicado, em parte, porque as pessoas tendem a ler impressos mais lentamente do que leem conteúdo digital.

Tornar a leitura de livros impressos um hábito requer, no entanto, que a gente se organize como para um hobby, uma atividade física, um… hábito.

Faça do livro um amigo inseparável

Aí vão algumas dicas que podem ajudar a consolidar esse prazeroso e saudável hábito da leitura:

  • Faça uma seleção de livros que você gostaria de ler em 1 ano (ou em 6 meses). Não precisa ser nenhum “best-seller”, mas o importante é que desperte seu interesse, que seja algo que você goste e que não o aborreça. 
  • Reserve 30 minutos para ler regularmente, todos os dias, em um lugar tranquilo, onde você não será interrompido (Oops! Desligue seu telefone). Defina uma certa hora para iniciar sua leitura.
  • Prefira ler um livro antes de assistir à sua versão cinematográfica
  • Seja paciente pois a leitura, como qualquer habilidade, leva tempo para se desenvolver. 

E então, qual livro você vai ler agora?

Entre uma viagem literária e outra, acompanhe nossos conteúdos aqui no Blog, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

E boas leituras!

%d blogueiros gostam disto: