O poder da jardinagem para a Felicidade

A glória da jardinagem: mãos na terra, cabeça no sol, coração com a natureza. Cultivar um jardim é alimentar não apenas o corpo, mas a alma
Alfred Austin

Foto: Akil Mazumder/Pexels.com

Estar em meio ao verde traz diversos benefícios para nossa saúde e nossa Felicidade, só que não é sempre que conseguimos dar aquela “escapadinha” para nos conectar com a natureza

Mas isso não quer dizer que não possamos levar um pouco do mundo natural para dentro de casa ou até mesmo nosso ambiente de trabalho com a jardinagem, um hobby saudável e que teve um aumento com o isolamento social no início da pandemia

Mesmo em pequenos vasos, floreiras ou caixas, o aumento da atividade de plantar, regar e cuidar também veio na esteira do movimento global de apoio ao ativismo ambiental. 

Foto: cottonbro/Pexels.com

A jardinagem, além de prazerosa, traz grandes benefícios para o bem-estar físico e emocional. Quando você cava, poda, capina, rega, cuida, você experimenta uma sensação de alegria e de contentamento. 

Mas o que leva as pessoas a dedicar horas cuidando do jardim, nutrindo com amor as plantas como se fossem seus bebês? 

Neste artigo nós abordamos como essa atividade tão simples pode ter efeitos potentes em nossos níveis de Felicidade.

Sujar as mãos na terra pra ser feliz 

Jardinagem, eis um hobby interessante e que certamente vai deixar você mais feliz. Afinal, trata-se de uma prática com efeitos positivos para o bem-estar físico e psicológico. 

Ela conecta seu interior com o que está fora de você como poucas outras atividades. É como se você cuidasse também do seu “jardim interior”. 

A prática da jardinagem ajuda a aumentar o foco e a concentração. Estudos relacionam a elevação dos níveis de Felicidade à prática da jardinagem doméstica e como ela pode afetar positivamente o humor.

Essa melhora do humor pode estar relacionada ao simples fato de remexer a terra com as mãos. Para algumas pessoas, sujar as mãos na terra não é uma boa ideia, mas o fato é que isso ajuda as funções cerebrais e a saúde mental

O solo é benéfico para a saúde e Felicidade. Há uma bactéria derivada do solo (Mycobacterium vaccae) que possui propriedades anti-inflamatórias e imunorreguladoras, potencialmente úteis contra fatores que podem aumentar o estresse. 

Essa micobactéria pode elevar os níveis de serotonina produzida no cérebro. Ou seja, ao sujar as mãos na terra você estará ajudando a melhorar seu humor e a se sentir mais feliz! 

Por outro lado, há também um apego sentimental. A jardinagem exige dedicação e, por causa disso, uma responsabilidade natural pela sobrevivência de suas plantas começa a florescer dentro de você. 

Às vezes você as vê da semente ao arbusto em flor. Outras vezes, se você esquecer de regá-las e não cuidar, elas vão perdendo o viço e morrem. 

Essa conexão com a vida e com o ciclo das plantas tem efeitos positivos e gera benefícios significativos para as pessoas. 

Benefícios da jardinagem

Na jardinagem, a atenção aos detalhes é essencial e, portanto, você tem que se concentrar. Dessa forma, cuidar do jardim promove a atenção plena. Estar ao ar livre e presente no aqui e agora é a parte da jardinagem que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. 

Estudos apontam que pessoas que praticam jardinagem sentem-se mais calmas e relaxadas do que quem se envolve em outras atividades, por exemplo, baseadas em tela ou computador.

A calma e a serenidade que encontramos na jardinagem geram enormes benefícios. Não é por acaso que médicos recomendam essa atividade para pessoas que tiveram alguma perda ou um trauma significativo em suas vidas. 

A sensação de estar aqui e agora e a possibilidade de desligar pensamentos que podem atormentar pode ser uma bênção. 

Ou seja, podemos praticar a jardinagem porque desejamos cultivar vegetais frescos ou gostamos de ter flores ou até mesmo pelo exercício que fazemos. Mas estamos nos beneficiando de um importante efeito psicológico positivo que esse hobby oferece.

Pra jardinar é só começar 

Quando vivemos ou trabalhamos em locais onde há uma sobrecarga de concreto, as plantas nos ajudam a permanecer mais conectados com a natureza. 

Observar as sementes ou mudas transformando-se em plantas e depois produzindo flores ou frutos é um milagre que poucos têm a oportunidade de assistir do início ao fim. A jardinagem é uma forma de acompanhar esse milagre da natureza de perto.

Com o passar do tempo, você verá os frutos do seu trabalho. Acompanhar as primeiras flores desabrochando ou perceber os frutos crescendo também pode ser emocionante.

Experimentamos satisfação e alegria ao vermos a vida brotando na terra pelo nosso trabalho e dedicação.

Obviamente, você não precisa ter um grande jardim, nem se tornar expert em jardinagem. Trabalhe com o espaço que você dispõe, faça pesquisas on-line e descubra quais são as melhores plantas e as épocas do ano para o seu jardim específico. 

Aí vão algumas dicas que podem ajudar:

  • Selecione as plantas que você quer cultivar conforme a melhor época e o espaço que você tem disponível 
  • Escolha um recipiente adequado, com 10 a 15 centímetros de profundidade e com orifícios para drenagem
  • Use uma terra de boa qualidade e molhe-a com água morna antes de plantar
  • Plante as sementes cobrindo-as com 3 a 4 centímetros de terra
  • Regue com sabedoria e mantenha a umidade consistente 
  • Coloque as mudas em um local de luz adequada e com circulação de ar suficiente e espere germinar

Depois de alguns dias, seu trabalho e dedicação serão recompensados pela vida brotando da terra. Simples assim. Positivamente assim. 

Seja pela sensação de solo fértil em suas mãos ou pela capacidade de desfrutar do resultado do seu trabalho, a verdade é que a jardinagem gera benefícios que têm uma forte conexão com a Felicidade. 

Você fica mais feliz e suas plantas também.

Acompanhando nossos materiais aqui no Blog, no Insta, no YouTube e no Spotify.

%d blogueiros gostam disto: