
À medida que o outono chega ao fim e a temperatura continua a cair, os dias ficam mais curtos, algumas tardes mais cinzentas e, aparentemente para algumas pessoas, a alegria vai diminuindo pouco a pouco.
Para outras pessoas, os dias mais frios são uma oportunidade a ser desfrutada para curtir o aconchego, a gastronomia, as belezas da estação e momentos de mais quietude.
Para todos, no entanto, uma coisa é certa, nos dias frios devemos cuidar bem de nossa saúde física e, também, de nossa saúde mental.
Neste artigo nós exploramos a relação entre a temperatura e o clima com a Felicidade e destacamos algumas atitudes simples para manter o bom humor e o bem-estar, mesmo em dias um pouco carrancudos.

Há uma temperatura ideal que nos faz mais felizes?
A temperatura e o clima são fatores que influenciam muito nosso estado de ânimo. Calor, frio, chuva ou dia nublado podem afetar o humor das pessoas e seus níveis de Felicidade.
Algumas pessoas sentem mais frio que outras. Um exemplo disso são eventuais discordâncias que surgem no ambiente de trabalho acerca da temperatura ideal do ar condicionado.
É claro que a ideia de uma temperatura perfeita é algo muito subjetivo e não parece haver consenso. Mas os resultados de um estudo realizado por diferentes universidades apontam que ela é o que mais influencia o humor das pessoas.
A pesquisa desenvolvida por MIT, San Diego e British Columbia analisou mais de 3,5 milhões de postagens no Facebook e no Twitter, ao longo de sete anos, e indica que a temperatura ideal para a maioria das pessoas é de 25 graus.
Quanto mais ela se afasta desse parâmetro, para cima ou para baixo, maior é o efeito negativo sobre o humor das pessoas. O estudo revela ainda que os sentimentos mais negativos estão relacionados a condições climáticas menos favoráveis.
Mas mesmo em dias cinzentos, frios e úmidos de inverno há como melhorarmos nosso humor e nos sentirmos felizes. São decisões simples, mas que implicam mudanças de atitude.
Felicidade nos dias frios
Se você é daqueles que pensa que é impossível ser feliz no inverno, saiba que alguns dos países entre os top 10 do ranking mundial de Felicidade, como Finlândia, Dinamarca, Islândia, Holanda, Suécia, Noruega e Nova Zelândia têm invernos rigorosos.

O inverno, com suas temperaturas bem abaixo de 25 graus, longas noites e dias cinzentos, desafia o(bom) humor de muitas pessoas e a determinação para sair de baixo de cobertas quentinhas pela manhã.
Para lutar contra eventuais pioras sazonais de humor há algumas atitudes que ajudam a ajustar o coquetel interno dos neurotransmissores endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, também conhecidos como Quarteto da Felicidade.
A seguir estão alguns hábitos positivos para afastar a eventual tristeza associada ao inverno.
Evite o isolamento

O inverno pode fazer você sentir vontade de não sair de casa ou até mesmo de não sair da cama e quase evitar o contato humano. Essa é uma das piores coisas que você pode fazer pela sua saúde.
Quando está muito frio não é difícil se habituar ao isolamento, mas isso só vai reforçar uma eventual melancolia. Não esqueça que o envolvimento com outras pessoas faz uma diferença muito grande para seu bem-estar.
Evite o isolamento, não as pessoas. Atividades altruístas estimulam o equilíbrio do Quarteto da Felicidade. Ligue para um amigo, faça uma videochamada, inscreva-se em um programa de voluntariado.
Enfim, isole o frio, não você.
Alimente-se adequadamente (e com prazer)
Evidentemente não existem super alimentos que possam curar uma piora de humor, mas manter um padrão de alimentação saudável faz uma grande diferença. Alguns alimentos podem ser especialmente favoráveis para a química do cérebro, além de ser prazerosos.
Dias frios nos motivam, por exemplo, a comer ou beber um bom chocolate. E pesquisadores apontam que comer conscientemente um pedaço de chocolate pode melhorar o humor.

A ideia de comer conscientemente significa estar totalmente presente na experiência, desfrutando o sabor e o aroma e focando na delícia. O que, vamos combinar, não é difícil quando se trata de chocolate.
Outros alimentos também têm a propriedade de ajudar a melhorar nosso humor e de nos fazer mais felizes. A razão é que eles contêm um aminoácido chamado triptofano, que potencializa a produção de serotonina, um dos neurotransmissores do Quarteto da Felicidade.
Alguns dos alimentos ricos em triptofano são salmão, queijo, ovos, leite, nozes e espinafre. A boa notícia é que todos eles são muito saudáveis, especialmente se consumidos com moderação.
Portanto, comer adequadamente durante o inverno não presume deixar de lado o sabor e o prazer. Apenas planeje suas refeições de forma a incorporar regularmente alimentos ricos em triptofano.
Exercite o pensamento positivo
A melhor maneira de começar? Estimular ideias positivas e pensamentos felizes, afinal nós afetamos nosso nível de Felicidade com a atitude que escolhemos ter.

Uma atitude positiva melhora os níveis do Quarteto da Felicidade. Ou seja, não temos que pensar que a positividade é um traço de personalidade que uma pessoa tem ou não.
Mas ela pode ser encarada como uma habilidade a ser aprimorada, como uma atitude ou um padrão de comportamento a ser repetido.
Pensar positivamente torna a vida igualmente mais positiva. Mesmo no inverno.
Mexa-se
Ainda que você sinta vontade de hibernar durante o inverno, sempre vale a pena lembrar: o exercício físico auxilia na liberação de endorfinas de bem-estar no cérebro. Além de ajudar no controle de peso.

A prática regular de exercícios melhora o humor e os níveis de Felicidade. Ainda que seja apenas uma vez por semana, já faz uma diferença importante para a saúde física e mental.
Se você pensar sobre a última vez que fez algum exercício ou esporte (em casa, na academia ou em um parque) provavelmente lembrará que se sentiu mais feliz, mais relaxado e menos estressado depois. Esse é o benefício imediato de se manter ativo.
Então, escolha o exercício que mais lhe agrada ou como você gosta de movimentar seu corpo e faça isso sempre que puder. Além de se manter saudável, vai melhorar seu sono e seu humor.
Alguns dias de inverno podem ter um jeitão meio carrancudo, não você.
Acompanhando nossos materiais aqui no Blog, no Insta, no YouTube e no Spotify.