Avós e a dupla perspectiva de Felicidade

“Os jovens precisam de algo estável para se orientar; uma conexão cultural, um senso de seu próprio passado, uma esperança para seu próprio futuro. Eles precisam do que os avós podem dar a eles”

Jay Kesler, reitor emérito da Taylor University
Foto: cottonbro/Pexels.com

A companhia nas tardes depois da aula, um lanche feito com amor, aquele doce escondido que os pais não deixam, o almoço de domingo, brincadeiras divertidas e cheias de ensinamentos.

São ternas as lembranças que temos do tempo que desfrutamos com nossos avós. 

Esses seres cheios de amor que, sempre que podiam, estavam por perto para compartilhar sabedoria, carinho, dar colo, abraços e beijos. E contar muitas histórias sobre a vida. 

Muita gente ainda tem seus avós fisicamente presentes e a Felicidade de conjugar os verbos no presente. 

Para celebrar o dia dos avós no Brasil, que é comemorado em 26 de julho, neste artigo abordamos essa relação de amor e de cumplicidade com os netos e sua importância para a Felicidade de ambos.

A feliz convivência com os avós

Avós e netos, uma relação em que os primeiros, sobretudo, procuram fazer tudo com cuidado, dedicação e amor. 

Foto: Mikhail Nilov/Pexels.com

Eles nos fazem felizes e sempre têm alguma coisa para nos ensinar. Seja pela experiência de vida que têm, seja porque nos amam muito. 

Com eles aprendemos que o que quer que façamos, temos que fazê-lo bem, porque se não quisermos fazer o melhor, por que então nos incomodaríamos em fazer? 

Os detalhes da vida, as histórias, as recordações fazem parte de um mosaico que nossos avós compartilham (ou compartilharam) conosco, tecendo-o com um fio de amor que conecta toda a família

Essas lembranças não vão desaparecer de nossa mente, afinal, avós são uma celebração. 

Uma celebração da vida e da oportunidade de se encontrar (avós e netos) para conversar e demonstrar amor um ao outro. 

Aí está a essência de ser profundamente grato pela chance de viver esse tempo juntos, em uma dupla perspectiva de Felicidade, e de encontrar maneiras de celebrar isso tanto quanto possível.

A importância dos avós em nossas vidas

Com as mudanças nos padrões familiares nas últimas décadas, o aumento na expectativa de vida e um número crescente de famílias trabalhadoras, os avós têm desempenhando um protagonismo cada vez mais importante na vida de seus netos. 

Foto: cottonbro/Pexels.com

O impacto dessa convivência e um maior envolvimento dos avós pode representar menos problemas emocionais e comportamentais para os netos.

Resultados de um estudo recente reforçam a ideia de que os avós são muito importantes em relação ao papel que desempenham na vida e na Felicidade de seus netos. 

O estudo analisou a proximidade emocional dos netos com os avós e identificou que a relação afetiva entre eles pode impactar significativamente o desenvolvimento acadêmico, psicológico e social das crianças.

O estudo descobriu ainda que quando os avós estão mais envolvidos na vida dos netos, estes tendem a ser mais sociáveis e mais engajados nas atividades escolares, o que é de vital importância para seu desenvolvimento.

Aspectos como demonstrar compaixão por outros também foram mais evidentes em crianças mais próximas a seus avós. 

Foto: Mikhail Nilov/Pexels.com

O envolvimento dos avós, que está fortemente associado ao bem-estar da criança, parece ser um pouco diferente quando se analisa do ponto de vista de gênero. Enquanto as avós geralmente estão mais envolvidas com a criação e a disciplina, os avós envolvem-se mais em atividades e em orientação.

Mesmo assim, o estudo reforça que “os netos podem encontrar aliados seguros nos avós. Eles são como a guarda nacional, se houver um problema, eles vêm e ajudam”. E cada vez mais a importância dos avós é verdadeira.

Considerando-se o número crescente de famílias trabalhadoras e ocupadas e de famílias monoparentais, os avós que se envolvem nessas circunstâncias tendem a preencher um espaço importante na vida de seus netos. E recebem uma retribuição significativa em suas vidas.

Felicidade, uma via de mão dupla

Foto: Kampus Production/Pexels.com

Uma das dimensões mais felizes da vida de uma criança geralmente está relacionada a seus avós.

Inúmeras são as razões, mas se poderia imaginar que a avó é como um colo macio em uma cadeira de balanço e o avô é um mecânico carinhoso que conserta coisas que nem sempre seu pai encontra tempo para fazê-lo. 

O amor entre avós e netos é um amor especial, que não se encontra em nenhum outro lugar. É um amor incondicional. Não há que prover, não há que disciplinar. Há apenas o tempo para desfrutar um ao outro e se divertir. Por isso não é incomum que crianças optem por passar férias com seus avós, afinal é mais divertido.

O tempo passado juntos é benéfico tanto para os netos quanto para os avós e o amor da família é muito importante para estes. Há, cada vez mais, uma compreensão mais profunda acerca dos benefícios dessa relação para os avós

Se, por um lado, as crianças se beneficiam desse relacionamento, os avós também têm a oportunidade de formar laços estreitos e especiais, sentindo-se queridos e amados.

Foto: Kampus Production/Pexels.com

Além disso, eles têm a chance de transmitir um legado para seus netos, pois crianças que convivem com seus avós, mesmo a distância, têm uma melhor noção de quem são, compreendem melhor suas raízes e obtêm uma perspectiva mais completa da vida.

Avós estão associados a doces memórias que o coração nunca esquece. Eles são nossa inspiração. São como fadas ou heróis, cujo poder mágico é transmitido por um abraço, por um carinho, por um sorriso, evocando lembranças, histórias e muito amor.

Então, sempre que puder, faça uma Pausa pra Felicidade e pra curtir ou relembrar seus avós.

E acompanhe nossos conteúdos aqui no Blog, no Insta, no Youtube e no Spotify.

%d blogueiros gostam disto: