O PROJETO

Para refletir, discutir, (re)significar e compartilhar Felicidade

Pausa pra Felicidade é um projeto que remonta sua origem a uma pesquisa realizada em 2016, que buscava mensurar as variações no nível de felicidade dos visitantes da Fábrica da Felicidade da Coca-Cola[1], em Porto Alegre. Naquela pesquisa foi aplicada uma versão adaptada do Oxford Happiness Questionnaire[2], junto aos participantes da visita, em três diferentes momentos. O tema Felicidade dividia seu protagonismo, então, com a análise do impacto da ação de marketing de experiência. 

À medida que avançávamos nas análises, no entanto, o tema Felicidade foi nos conquistando e assumiu seu protagonismo definitivo em nossos interesses de pesquisa. Em 2019, ganha corpo a ideia de desenvolver um painel permanente sobre Felicidade, com a participação de diferentes pessoas e com robusto embasamento teórico. Surge, então, o Caleidoscópio da Felicidade, uma ideia amadurecida de uma pesquisa antropológica sobre o que faz as pessoas se sentirem e se declararem felizes, buscando compreender e estabelecer relações acerca da Felicidade em diferentes situações e condições da vida.

Ancorada em robusta base teórica, a construção do Caleidoscópio da Felicidade orientou a compreensão desse construto multidimensional por meio de seus significados, antecedentes e associações, com base em relatos de pessoas com características, formações e trajetórias diversas. 

Em 2020, com os efeitos da pandemia do Coronavírus, o confina-isola-distanciamento social e as medidas de proteção, a Felicidade pareceu tão mais necessária, mas tão mais distante para todos. As pessoas foram obrigadas a parar, a ficar contidas. Tiveram que redescobrir e ressignificar estados de Felicidade. Tiveram que reaprender, ainda que pensassem que tanto sabiam. Era preciso ouvi-las sobre o que é Felicidade e sobre o que as fazem felizes. 

É chegada a hora de uma pausa para compartilhar as singelas e inspiradoras histórias de Felicidade. Uma pausa para refletir sobre o que é Felicidade no seu senso comum. Uma pausa para sensibilizar acerca da Felicidade nos mais simples aspectos da vida. Uma Pausa pra Felicidade

Para isso, vamos compartilhar o conhecimento (científico e coloquial) gerado nesses 5 anos de pesquisas sobre o tema. Por meio de textos, imagens, vídeos e áudios, o projeto Pausa pra Felicidade reúne artigos, dicas, curiosidades, cases, receitas, entre outros, em uma linguagem clara, simples e divertida, sobre um tema que interessa a todos: Felicidade! 

Se você quiser participar da pesquisa “Caleidoscópio da Felicidade”,
acesse link do questionário e responda às perguntas.
Sua participação é muito bem-vinda, pois quanto mais participantes,
mais ampla e completa a visão do caleidoscópio.

Responsáveis pelo projeto:

  • Vanessa Mello – jornalista, escritora, criadora do Instagram e do Blog “Va Mundo Afora”. Feliz! 
  • Alziro Rodrigues – professor, pesquisador, consultor. Feliz!

[1] Em 2011, a Coca-Cola levou uma máquina especial de refrigerantes para Porto Alegre, que entregava, às pessoas, não apenas latas e garrafas da bebida, mas flores, balões e brinquedos (Coca-Cola:Máquina da Felicidade em Porto Alegre. Vídeo postado por Coca-Cola Brasil no YouTube em 07/01/2011 e acessado 30/11/2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9kkH1Oh1m9g&gt;).

Em 2014, a Coca-Cola abriu as portas da “Fábrica da Felicidade”, em Porto Alegre, com a proposta de envolver o consumidor em um passeio interativo pela fábrica de refrigerantes, com vídeos e brincadeiras sobre a história e o processo de produção (Acessado em 21/03/2016, em <http://www.vonpar.com.br/corporativo/novidades/detalhes/vonpar-inaugura-a-fabrica-da-felicidade&gt;).

[2] HILLS, Peter; ARGYLE, Michael. The Oxford Happiness Questionnaire: A compact scale for the measurement of psychological well-being. Personality and individual differences, [S.l], v. 33, n. 7, p. 1073-1082, 2002.